sexta-feira, 8 de agosto de 2014

10 filmes sobre montanhas

A prática do montanhismo sempre rendeu histórias reais ou elementos para incrementar a imaginação. Dramas, sucessos, fracassos, terror, comédias....todos os gêneros têm suas tramas contadas entre paisagens inóspitas, picos nevados e visual pra lá de inspirador.

No Brasil temos uma mostra dedicada exclusivamente a este gênero, que é a Mostra Internacional de Filmes de Montanha, com a primeira edição em 2001 no Rio de Janeiro e neste ano de 2014, prestes a iniciar a 14ª edição (clique aqui para ver o site oficial da Mostra)

Para aproveitar o fim de semana e entrar no clima, fizemos uma lista dos melhores filmes (mesclando entre hollywoodianos e alternativos) que tem a montanha como cenário de fundo.
Limite vertical
O curta-metragem de autoria do escalador Felipe Camargo no qual ele conta suas experiências no ano de 2012. É uma ótima oportunidade para ver em tela diversas paisagens brasileiras enfrentadas por Felipe e ainda se interessar pelas histórias de escalada dele. Disponível no YouTube, o vídeo tem bastante receptividade até internacionalmente. Limite Vertical (Vertical Limit)

Hollywoodiano, com tudo o que isto significa. Um dos filmes com a maior quantidade de erros em todos os filmes de escalada. Chris O'Donnel é um jovem alpinista, que organiza uma arriscada expedição ao K2 para salvar a irmã e seu grupo, que estão isolados na montanha. anos antes, ele fora obrigado a cortar a corda de seu pai para salvar a própria vida e a da irmã, decisão que o abalou e o fez retirar-se precocemente. Produção caprichada, o filme prende a atenção, apesar do roteiro com falhas técnicas na escalada. Maioria das cenas que deveriam ser no “Monte K2″ foram filmados na Nova Zelândia.

Veja o trailler:
 
Caminho Teixeira
Outro curta-metragem brasileiro que é uma aula de história tanto para praticantes quanto para a população em geral. Trata da conquista do Dedo de Deus, em abril de 1912, por escaladores brasileiros. O filme traz uma retrospectiva que recria com personagens esse fato, com os escaladores que lembram os pioneiros e reconstrução até mesmo do cenário da época.

Na Natureza Selvagem (Into the wild)Um filme super cabeça, e também super comentado por 10 entre 10 montanhistas. Não é exatamente sobre montanhas, mas sim uma jornada espiritual para encontrar a essência interior em uma experiência cercado unicamente pela natureza, sem suprimentos ou equipamentos. “Na Natureza Selvagem” conta a história real de Christopher McCandless que viajou pela América do Norte e viveu em meio a natureza intocada do Alasca no início dos anos 90. São passagens incríveis que tratam da aproximação com a natureza e o espírito humano, um filme imperdível. Uma boa pedida para qualquer pessoa, mesmo quem nunca teve contato com a montanha.

Veja o trailler:

127 horas
Outro drama biográfico, “127 horas” fala sobre a experiência extraordinária do escalador Aron Ralston, que ficou preso por 127 horas em uma pedra em Roosbers Roost, Utah, em abril de 2003. Indicado para o Oscar de melhor filme e melhor ator (James Franco), a produção conta com uma fotografia incrível dos canyons americanos e uma história de superação.
Veja o trailler:


First Ascent
Essa é uma produção dedicada aos que já praticam o montanhismo e trata com teor mais técnico a escalada. O documentário traz depoimentos de pessoas ao redor do mundo que tentam ser os primeiros a conquistar algum pico nas mais diversas facetas do esporte.

The Sharp End
Mais um documentário, mas cheio de adrenalina e tensão. Nas imagens, os escaladores mais insanos que vivem situações de perigo e risco. Em várias cenas, momentos de problema durante a subida e movimentos irrepetíveis por parte desses praticantes.

Sete anos no Tibet
Pode não ser um filme focado na escalada de uma montanha, mas trata da história de transformação de um alpinista. Ao tentar escalar o pico Nanga Parbat, na Índia, ele fracassa e acaba tendo que fugir da captura inglesa. Buscando se refugiar, acaba chegando a Lhasa no Tibet e se tornando muito próximo de Dalai Lama e conhecendo profundamente o budismo.

One Run Fun
Com 5 minutos, o One Run Fun é um excelente exemplar de curtas que fazem com que você se sinta parte da prática. Filmado com uma GoPro, é um filme totalmente imagético, com uma boa sonorização. Não foi muito bem recebido pela crítica, mas é um filme muito interessante para quem está iniciando na prática do montanhismo é deseja sentir o esporte.

King Lines
Chris Omprakash Sharma é um dos maiores nomes do boulder. Como a prática exige muita força nas mãos e pés e um preparo físico e técnico intenso, temos a combinação exata de um filme emocionante e técnico. É uma boa pedida para quem busca outras práticas de contato com a motanha através da experiência de um esportista premiado.

Tocando o vazio (Touching the void)
Assim como o 'Natureza Selvagem, esté é outro filme que 9 dos 10 montanhistas que você convive vai falar sobre. É um dos filmes mais famosos sobre o tema. Trata-se de um documentário sobre os dois alpinistas que escalaram os 6.400 metros de Siula Grande, na região andina peruana. Após alcançarem o topo em apenas 3 dias, um deles é acometido por um desastre e quebra a perna direita. Sem alimentos e com o frio desumano em altitudes extremas a morte era certa, mas se transforma em uma inacreditável história de superação.

Valley Uprising
Ainda em produção, é uma promessa para quem se interessa pela história do esporte. Com imagens históricas e inéditas, busca contar detalhadamente a primeira escalada do Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia. O filme contará com entrevistas de lendas vivas da expedição e declarações com astros recentes da escalada nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário